quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PRESERVAÇÃO DO RIO CAPIVARA

Rio Capivara

As margens do Rio Capivara cortam a região de várzeas que permeia áreas como Areias, Coqueiro de Arembepe e Arembepe e deságua no Rio Jacuípe formando cinco nascentes que se espalham no município de Camaçari/BA. A Aldeia Hippie de Arembepe distrito de Camaçari é o balneário do Rio Capivara escolhido pela comunidade Hippie na década de 60 e 70, há 40 anos a colônia se abastece da água e preserva a beleza e a integridade do Rio.

A primeira colônia Hippie do Brasil, mantêm o respeito ao planeta o que favorece a preservação do Rio Capivara, ameaçado pelo crescimento desordenado e degradativo dos loteamentos e condomínios, edificações que destoam da paisagem local. E aparentemente não convergem da mesma preocupação ambiental que a Aldeia e utilizam o rio para o lançamento de parte do esgoto sem tratamento, resíduos que deveriam estar passando por processo de tratamento e são despreocupadamente soltos no rio. È alarmante que o equilíbrio do ecossistema seja causado pela poluição de efluentes domésticos sem tratamento, e das atividades industriais que lamentavelmente podem estar decretando o atestado de morte do Rio Capivara.

Os responsáveis por estes luxuosos condomínios e loteamentos, infectam o rio sem preocupações futuras. Por isso, faz-se necessário, adverti-los da ilegalidade destas ações contra o meio ambiente. Alertamos que e imprescindível a supervisão das construções erguidas nas áreas próximas do Rio Capivara. Chamamos atenção dos órgãos competentes e da comunidade e instituições ambientais para coibiram ações e estruturas que desequilibram e ameaça a paisagem natural do Rio Capivara. Afinal a área e por lei protegida e as infrações constituem crime ambiental regulamentados pela Constituição Federal.