sábado, 18 de julho de 2009

FESTIVAL DE MÚSICA E ARTE ALTERNATIVA HIPPIE.


Mesmo sem saber quem foi o primeiro hippie a chegar na Aldeia podemos imaginar que ele carregava na mochila uma viola. Afinal, a música faz parte do "universo" dos hippies. Então foi em volta de uma fogueira que surgiu a semente para o que depois viria a ser o Festival de Música Hippie de Arembepe.

E fora inspirados no formato Festival de Woodstock, festival de música mais importante da década de 60, no qual milhares de pessoas compareceram para celebrar a paz e reforçar a contracultura, movimento de carácter social e cultural que a roda de musica na Aldeia hippie ganhou força nas vozes de Gilberto Gil, Caetano Veloso entre outros que juntos com os hippies cabeludos da Aldeia projetaram um celeiro musical. Nomes como Janis Joplin, considerado um símbolo do movimento hippies por suas músicas tratarem justamente sobre o pensamento que a contracultura passava, fizeram o som e celebraram o amor na beira da praia da Aldeia Hippie de Arembempe.

Dai virou tradição, fortificou e todo ano na primeira lua cheia do mês de Janeiro, se reúnem para cantar a beleza das praias da Aldeia. "E ao contrário do que pensam o gosto Hippie não se restringe somente ao reggae. Qualquer tipo de música ligado a proposta do movimento hippie. O pacifismo, a contestação à sociedade conservadora, a crítica social, as contradições da sociedade, qualquer música em que estivesse presente qualquer desses temas faz parte do movimento hippie."

Assim, o Festival de Música da Aldeia está ligado ao pensamento, a mensagem que a música passa, podemos dizer que umas das características do Festival é ser bastante democrático Isso é comprovado pelo alto número de pessoas que, mesmo não sendo hippies, participaram do Festival durante todo esse tempo e tem uma admiração profunda por esse acontecimento que antes de tudo é um movimento de difusão de cultura.





FAZ PARTE DA ALDEIA HIPPIE DE AREMBEPE UMA DAS MAIS IMPORTANTES BASES DO PROJETO TAMAR.















No período de desova a Aldeia ajuda os agentes ambientais e biólogos do projeto TAMAR na difícil tarefa de proteger as tartarugas marinhas, espécie ameaçada de extinção, por causa da captura incidental em atividades de pesca, da matança das fêmeas e da coleta dos ovos na praia. Faz parte da ideologia de vida dos hippies o respeito e a preservação do meio ambiente.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Paraíso

Na Aldeia Hippie, cultura e história circula entre os seus coqueiros, alguns dos seus fundadores refugiados do mundo todo, participaram de guerras e revoltas.

Experiências que os fizeram vir em busca do “Make love, not war”ideologia pela paz que unia a juventude, resultado da caminhada “Ação de Graça” em novembro de 1965 em frente ao Linconl Memorial em Nova York, a caminhada foi a
primeira grande marcha contra a guerra a ação se espalhou pelo mundo na versão “Paz e Amor” chegou ao Brasil na década de 60.

A
partir daí a Aldeia foi freqüentada por intelectuais e artistas nacionais e internacionais Janis Joplin, Mick Jagger,Gilberto Gil, Claúdia Horrana, Tim Maia,Guilherme Arantes, todos atraídos pelas particularidades da Aldeia.